top of page
  • Foto do escritorMARIANA VIEIRA

Conheça três procedimentos que o Enfermeiro pode fazer mas não é ensinado na faculdade

Por Mariana Vieira

Lavagem auricular por enfermeiros; inserção de DIU e Implanon: tudo que você precisa saber pra realizar esses procedimentos.


Hoje, dia 12 de maio é o Dia Internacional da Enfermagem e nesse post eu resolvi trazer 3 procedimentos que podem ser realizados pelo enfermeiro, mas não é ensinado nas faculdades.


Fonte: Canva


Lavagem Auricular

A lavagem auricular é um procedimento realizado para retirada de cerume em excesso, através de instilação de água morna ou soro fisiológico aquecido no ouvido. Pode ser realizado por médicos ou enfermeiros.


Em 2019, foi aprovado o Parecer nº 005/2019, que considera o enfermeiro, profissional legítimo para a realização de lavagem auricular, desde que seja comprovado a sua capacitação e treinamento técnico. Ou seja, para a realização desse procedimento, é necessário que o enfermeiro realize uma capacitação técnica.



Inserção de DIU

O DIU é um método contraceptivo hormonal, que após a sua inserção, atua dificultando a passagem dos espermatozoides, reduzindo a probabilidade de fecundação e a gravidez indesejada. A inserção do DIU deve ser realizada pelo médico ou enfermeiro. Além da inserção, o enfermeiro habilitado também poderá realizar a retirada do dispositivo.


Para o enfermeiro realizar o procedimento, este deverá ter realizado um curso de capacitação, presencial com carga horária mínima de 70 (setenta) horas, sendo no mínimo 20 (vinte) horas teóricas e teórico-práticas e 50 (cinquenta) horas práticas, com no mínimo 20 (vinte) inserções supervisionadas durante consulta de Enfermagem nos serviços de saúde.



Inserção de Implanon:

O Implanon é um método contraceptivo subdérmico hormonal de longa duração, constituído de um bastão fino contendo hormônio, que é inserido sob a pele, liberando e garantindo contracepção pelo período de 5 anos.


Por ser um procedimento que envolve a punção da pele e subcutâneo, alguns profissionais preferem realizar botão anestésico, antes da inserção do implante. O botão anestésico consiste na infiltração de pequena quantidade de anestésico com agulha de forma superficial, 2 a 3mm abaixo da pele.


A aplicação do implante contraceptivo subdérmico pelo enfermeiro é respaldada pelo Parecer de Conselheiro Federal n° 277/2017/COFEN, sendo que a sua participação na prescrição de métodos contraceptivos, bem como em procedimentos com tal finalidade, no contexto do Sistema Único de Saúde, é garantida pela Resolução Cofen nº 690/2022.



Se você gostou desse post, compartilhe com seus amigos enfermeiros e me siga nas redes sociais.




61 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page