top of page
  • Foto do escritorMARIANA VIEIRA

Nota de Apgar da filha de Viih Tube: entenda o que é o teste!

Atualizado: 16 de abr. de 2023

Por: Mariana Vieira


Filha de Viih Tube e Eliezer nasce no último domingo de páscoa e youtuber menciona a nota de apgar que filha recebeu ao nascer.


O índice de apgar é uma escala que permite avaliar o estado clínico do recém-nascido, através de 5 sinais: a frequência cardíaca, respiração, tônus muscular, cor da pele e a presença de reflexos. Preparei esse post para te explicar como funciona essa escala.


Fonte: Viih Tube via instagram


No dia 09 de abril, domingo de páscoa, nasce a filha de Viih Tube, fruto do casamento com o ex BBB Eliezer. A youtuber e também ex-BBB emite comunicado no seu perfl do instagram sobre o nascimento da filha:


"Aqui é a Lua, cheguei! Nasci no domingo de Páscoa, dia 09 de abril de 2023 as 8:38h, pesando 3,555kg, com 49 cm! Meu apgar foi 9/10, cheguei ao mundo com 39 semanas e 2 dias. Assim que nasci todos se emocionaram com meu primeiro encontro com a mamãe e o papai, fui direto para o colo da mamãe, já mamei e depois me acalmei com a voz do meu apaixonado papai, que até cortou o meu cordão! E me aguardem, porque sou ariana em! Aos pouquinhos vou conhecendo mais meus titios e titias aqui, tudo no tempo da mamãe 💜"



O que é a nota de Apgar?

Após o nascimento, todo recém-nascido imediatamente é avaliado pela equipe da assistência ao parto com a Escala de Apgar, que consiste em um método de avaliação de 5 parâmetros do recém-nascido: força muscular, frequência de batimentos do coração, reflexo, respiração e cor. A somatória desses sinais gera uma nota que varia de 0 a 10.


  • Frequência cardíaca: se ausente, lenta (abaixo de 100 batimentos por minuto) ou acima de 100 batimentos por minuto.

  • Respiração: se ausente, irregular e com choro fraco ou se o choro é forte com respiração regular.

  • Tônus muscular: analisa se os músculos estão flácidos, se há movimentos apenas nas extremidades ou se o bebê é ativo.

  • Reflexos: indica se o recém-nascido responde ou não à estímulos, se responde apenas quando estimulado, fazendo caretas, ou se chora, espirra e tosse.

  • Cor de pele: coloração azulada (cianose), palidez ou coloração rosada (que é o ideal), se o indício é apenas nas extremidades (mãos e pés) ou no corpo todo.

Como é feito a avaliação?

A avaliação deve ser feita no 1ª e no 5º minuto de vida do RN e se caso o score do 5º minuto de vida for inferior a 7, deverá ser realizado outra avaliação após 10 minutos de vida extrauterina.


Fonte: Enfermagem materno-neotanal, Susan Scott Ricci


Qual é a melhor pontuação?

A pontuação do recém-nascido normal deve ser de 8 a 10 pontos. Quanto maior a pontuação, melhor a condição do recém-nascido. Se o score for de 8 pontos ou mais, mas se a pontuação for de 4 a 7 pontos indicam dificuldade moderada, e índices de 0 a 3 pontos representam a dificuldade intensa em adaptar-se à vida extrauterina.


O que pode alterar esses parâmetros?

Algumas condições podem alterar os parâmetros que são avaliados no Apgar, como: presença de infecção, imaturidade fisiológica do recém-nascido, prematuridade, idade da mãe, anomalias congênitas, sedação materna por causa de fármacos, conduta no trabalho de parto e doenças neuromusculares. (RICCI, 2019)


Esse post te ajudou? Compartilhe com os amigos e nas suas redes sociais.




Referências:

RICCI, Susan Scott. Enfermagem materno-neonatal e saúde da mulher / Susan Scott Ricci. - 4. ed. - Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2019.

48 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page